Celaine Refosco

  • Home
  • Curriculum
  • Exposições
  • Obras
  • Atelier
  • Mentorias
  • Contato

Valeria Santos Oliveira

"Conheci Celaine antes de conhecer.
Primeiro, encontrei por aí duas imagens de folhagens pelas quais me apaixonei. Os verdes-azulados e roxos daquela pintura me impressionaram e, mesmo sem referências de autoria e fonte, guardei aquelas estampas em uma pasta de coisas bonitas variadas (poesias, textos, desenhos). Ali, olhando isso e aquilo, eu ganhava fôlego, respiro.
A segunda vez que encontrei Celaine foi em uma ilustração. Guardei a revista. Depois guardei aquelas duas páginas e aquele nome da ilustradora escrito letras bem pequenas. Ter aquelas páginas na minha pasta já era bom, mas eu queria mais. Então, bordei aquela ilustração e coloquei na minha parede, onde eu podia ver aquela beleza todo dia...
A pessoa de Celaine conheci em janeiro de 2018, em Pomerode, em uma oficina na varanda de sua casa. Olhando para o revestimento de um de seus armários reconheci aquelas folhagens que eu gostava tanto. Mais tarde, redescobri entre meus papéis aquela ilustração, as páginas daquela revista. Era ela, a autora daquelas cores e formas que eu primeiro levei para o bordado e depois para minha parede.  
Durante os encontros do curso sobre criatividade e linguagem pessoal, com um grupo pequeno e variado de mulheres, tive essa experiência muito única e rara de estar. Estar aqui. Agora. Era uma prática, uma conversa, um olhar para o outro e para si. Também um olhar para si através do outro, das coisas do jardim, da política, da comida, da terra, dos papéis, dos pincéis e das tintas. Nos exercícios e trocas, era tudo muito simples e muito delicado. Ao mesmo tempo, tudo muito forte e intenso. Olhar de perto, olhar de longe. As perguntas que Celaine perguntava, o modo como perguntava, ofereciam um espaço de existir, onde cada uma de nós se embrenhava em um caminho muito próprio.
Desses dias de exercícios de pintura e conversas, saí me dando liberdades que às vezes viram palavras, às vezes desenhos, aquarelas e quadros. São liberdades que às vezes perco, mas depois encontro para me dar de novo".

Depoimento de Valéria Santos Oliveira

 

© Celaine Refosco | Site by iForma |English VersionEnglish Version